Projeto Interdisciplinar Formando Cidadãos

27/08/2011 00:22

 Projeto Interdisciplinar Formando Cidadãos

Escola: CIEP Antônio Candeia Filho – Rio de Janeiro/RJ

Professores: Máscia Cristina Neves Reis (Língua Portuguesa)

                     Nadir de Castro (Geografia e História)

                     Walter Valentim (Ciências)

                     Sílvia Rosa (Matemática)

                     Professora Orientadora de PEJA: Anita Generosa

Website: http://pejantoniocandeia.blogspot.com/2011/08/projeto-interdisciplinar-formando.html?spref=fb

 

 

O Projeto Interdisciplinar Formando Cidadãos foi criado por professores de diversas áreas, do CIEP Antônio Candeia Filho - cidade do Rio de Janeiro é uma inovação na educação, que utiliza a última hora diária de cada aula para realizar aulas de reforço com os alunos que possuem dificuldades, principalmente de matemática e leitura/escrita. São feitas atividades interdisciplinares com jovens adolescentes, em grande maioria, e já vem mostrando bons resultados. Os professores já propuseram trabalhos sobre Preservação Ambiental e agora estão entrando no tema Cultura e Cidadania.

Esse projeto nasceu devido à observação dos professores quanto a dificuldade na leitura e escrita dos jovens, que se refletia em todas as matérias. Cientes da importância desses dois principais fatores para o mercado de trabalho, os professores resolveram investir no projeto, que procura atender a todos os alunos, de acordo com as necessidades de cada um. Dessa forma, são sanadas as dúvidas dos alunos, ao mesmo tempo em que são preparados para o mercado de trabalho e são motivados a freqüentar a escola. 

Então, foram criadas as Oficinas de Letramento para os que possuem dificuldade em leitura e escrita, pelos professores de Português; a Oficina de Cálculos para os que necessitam de ajuda em Matemática; e o projeto Histo é Geo-Ciênciaselos professores de Portuguade em leitura e escrita, todos os alunos, de acordo com as necessidades de cada um.

, criado pelos professores de História, Geografia e Ciências, que, inclusive, incentiva e treina a leitura e a escrita dos alunos e faz com que eles debatam entre si temas relevantes. As atividades são sempre interativas para chamar a atenção dos jovens, fazendo com que se interessem ainda mais e tenham consciência de que são importantes para seu aprendizado e o futuro.

Infelizmente não foi possível entrar em contato com os professores responsáveis pelo projeto, e não há comentários a respeito no blog, mas, como depoimento do próprio autor do texto, está sendo um sucesso, tanto para os professores quanto para os alunos.

 

Por Érica Azola