Estrututralismo / Rafael Custodio

06/09/2011 11:26

É preciso analisar o Estruturalismo lingüístico como sendo de grande importância para entender a lingüística moderna como um todo.

O fundador do Estruturalismo foi o Suíço Ferdinand Saussure que para definir a língua como um todo cujas partes se relacionam entre si e concorrem para sua organização global. As relações entre as partes da estrutura foram descritas por Saussure em termos de relação sintagmática e paradigmática.

Para compreender melhor o Estruturalismo Línguístico é preciso conhecer este movimento na Europa e nos Estados Unidos da América onde tiveram um melhor estudo e compreensão.

Outra observação são os pontos positivos e negativos do estruturalismo e também as oposições saussurianas entre língua/fala, significado/significante, sincronia/diacronia, e as contribuições do Estruturalismo para a fonologia, sintaxe e morfologia.

Com todos esses aspectos podemos ter uma noção bem clara do que foi o Estruturalismo Linguístico e como essa tendência ajudou a sociedade a compreender a língua de um falante em sua organização e a classificação em relação a posição que ela se encontra em uma frase ou como ela foi formada em sua etimologia.

 

Prof: Rafael Custodio