Projeto:Pais e Filhos Alfabetizados

 

O Projeto, Pais e Filhos Alfabetizados, nasceu em 2008 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Georgete Eluan Kalume, em Rio Branco, no Acre.

          A idealizadora do Projeto é a pedagoga Nilva Souza de Lima, diretora da escola, que declara que o projeto nasceu em um momento de alto índice de evasão escolar e também da defasagem de alfabetização das crianças.

          O Projeto desenvolveu o hábito da leitura dos pais, pois foi verificado em reuniões de pais e mestres, que a maioria dos pais não sabia assinar seu próprio nome. O que levou a conclusão, por parte da escola, que algumas dificuldades de aprendizagem identificadas nas crianças, poderiam estar associadas à ausência das famílias na Educação. 

            O Objetivo de incentivar e ampliar o hábito de leitura entre pais e alunos deu origem a mais dois projetos:

Ciranda da leitura – Pais e filhos eram chamados para leituras em grupo na escola.

Encantado para Ler – Além dos pais e alunos, também houve o envolvimento da comunidade externa, participando com fantasias, encenando histórias dos livros, despertando interesse nas crianças pelos livros clássicos da literatura.

              Com os projetos, a melhora da escola nos indicadores educacionais foi grande: a nota do Ideb, que em 2007 era 4,1, subiu para 5,4 em 2009 – maior do que a média da cidade, que é de 4,9.

 

Para acessar a matéria completa, visite:  

http:/.educarparacrescer.abril.com.br

Isto da Certo - Família e Educação Caminham Juntas

 

Sandra Santos

17/08/2011