Sociolinguística_

25/08/2011 16:48

 

 

        A Sociolinguística é a área que estuda as formas como os falantes utilizam sua língua –  trata a língua como fenômeno social. Sabe-se que a fala é individual, diferente da escrita, que deve respeitar um modelo. Cada falante tem a sua própria forma de comunicar-se oralmente, através de gírias, sotaques, neologismos e outras formas que nem sempre estão presentes no dicionário.

 

 

Sabe-se, também, que a língua varia de acordo com a sociedade que a utiliza, ou seja, de acordo com a necessidade dos falantes. Logo, se muitos indivíduos passam a utilizar uma forma ou expressão, ela pode tornar-se legítima, oficializada pela gramática. A sociedade pode também mudar o sentido de palavras e expressões, com o tempo e com o uso, mas para isso é necessário que haja a variação.

Existem, na língua, vários critérios que fazem com que ela seja usada de formas diferentes, dependendo de classe social, gênero, região, faixa etária etc. Sabemos, por exemplo, identificar as diferenças entre a forma de falar feminina e masculina. Geralmente, os homens utilizam-se mais de gírias, enquanto as mulheres são mais tradicionais ao falar. É claro, dependendo da faixa etária. Uma adolescente, provavelmente, vai usar muito mais gírias do que sua mãe ou sua avó. O mesmo acontece com o homem.

Através dessas variações, podemos perceber também se o falante pertence ao estado do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul ou São Paulo, através de suas formas de falar características.

Muitas vezes, isso acaba gerando certo desconforto por parte de alguns falantes. Algumas pessoas são discriminadas por falarem de maneiras ‘diferentes’ de como estamos acostumados. Por exemplo, se um indivíduo que mora no interior de São Paulo for para o Rio de Janeiro, pode ser vítima de discriminação por parte dos cariocas. Assim como a pessoa que possui um nivel de escolaridade baixo pode sofrer preconceitos por um graduado e etc. Por outro lado, todos os usuários da Língua Portuguesa poderão se compreender normalmente, seja no Norte, Sul, ou Centro-Oeste do país, pois o que ocorre nesse caso é apenas uma variação da língua, nada que impossibilite a compreensão ou a comunicação entre indivíduos de diferentes regiões do país.

É importante saber que a lingüística não diferencia o homem através da forma como se utiliza da língua. E, para ela, não há língua correta ou errada. Nenhuma língua é melhor ou pior, seja ela complexa ou simples de ser apreendida. Elas não são comparáveis, não competem entre si.

 

Por: Érica Azola

Leia o artigo completo aqui.

A Sociolinguística - Artigo completo

Sociolinguística_

25/08/2011 16:48
            A Sociolinguística é a área que estuda as formas como os falantes utilizam sua língua –  trata a língua como fenômeno social. Sabe-se que a fala é individual, diferente da escrita, que deve respeitar um modelo. Cada falante tem a sua própria forma de...